Início > Uncategorized > Venda de imóveis novos residenciais em SP cresce 46% no semestre

Venda de imóveis novos residenciais em SP cresce 46% no semestre

Venda de imóveis novos residenciais em SP

cresce 46% no semestre

Foram comercializadas 17.500 unidades de janeiro a junho, diz Secovi-SP.
Vendas de imóveis de 1 dormitório cresceram 330% em relação a 2012.

Fabíola GleniaDo G1, em São Paulo

Celso Petrucci, Cláudio Bernardes e Emílio Kallas, durante coletiva do Secovi-SP (Foto: Fabíola Glenia/G1)Celso Petrucci, Cláudio Bernardes e Emílio Kallas,
durante coletiva do Secovi (Foto: Fabíola Glenia/G1)

As vendas de imóveis novos residenciais na cidade de São Paulo atingiram 17.500 unidades no primeiro semestre de 2013, volume 46% superior na comparação com as 11.981 unidades comercializadas em igual período do ano passado, segundo pesquisa divulgada pelo Sindicato da Habitação (Secovi-SP) nesta terça-feira (13).

A entidade classificou o comportamento de vendas e lançamentos como surpreendente, dado o "momento de incerteza no ambiente econômico". "Efetivamente, o mercado teve um desempenho surpreendente", admitiu Cláudio Bernardes, presidente do Secovi.

No entanto, os executivos dizem que “não dá para imaginar que vamos ter anos posteriores com esse resultado”. “Continuamos com bons fundamentos, como bônus demográfico, criação de empregos, juventude precisando morar mais perto do trabalho, crédito abundante, taxas baixas. Podemos prever a continuidade de um ciclo de crescimento, mas não dá para prever o percentual (para os próximos anos)”, disse Celso Petrucci, economista-chefe do Secovi-SP.

A entidade projeta o crescimento de 30% em termos de vendas de unidades em 2013. A expectativa é encerrar o ano com 33 mil unidades lançadas e 35 mil unidades vendidas.

Um dos destaques da Pesquisa do Mercado Imobiliário foi o crescimento expressivo da venda de unidades de 1 dormitório, que passou de 964 unidades vendidas entre janeiro e junho de 2012 para 4.147 imóveis no primeiro semestre deste ano – crescimento de 330%.

Os imoveis de 2 dormitórios continuam com a maior participação no mercado, de 44% sobre o total vendido e 7.753 unidades no semestre.

As unidades de 1 dormitório representaram 23% das vendas acumuladas nos seis primeiros meses deste ano, contra 8% de participação da primeira metade de 2012, informa o Secovi-SP.

A comercialização em valores acumulada no semestre, medida pelo indicador Valor Global de Vendas (VGV), representou movimento da ordem de R$ 10,6 bilhões, atualizado pelo Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-DI, da FGV), equivalente ao crescimento de 63% em relação ao montante de R$ 6,5 bilhões do primeiro semestre de 2012.

Preço
De acordo com a pesquisa, o preço médio do metro quadrado da área útil cresceu 12% no acumulado de julho de 2012 a junho de 2013, sendo que a variação real foi de 6%. Para o Secovi-SP, o resultado das vendas do primeiro semestre poderia ter sido ainda melhor, não fosse esta alta.

Os custos se elevam, de acordo com o sindicato, porque os empreendimentos viáveis em regiões tradicionais da cidade sofre a pressão de preços dos terrenos, em consequência, dentre outros fatores, das contrapartidas previstas na legislação urbanística.

“Um fato importante que tenho batido muito são as contrapartidas, que estão ficando caras demais e isso vai para o bolso do consumidor. Quanto mais a empresa paga de contrapartida, mais caro fica o apartamento, mais caro fica o escritório. Como regra do capitalismo, isso é obrigado a ir no preço do apartamento”, disse Emílio Kallas, vice-presidente de Incorporação Imobiliária do Secovi-SP. “Seis por cento de aumento real é doloroso, é muita coisa”, admitiu.

Anúncios
Categorias:Uncategorized
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: