Início > Uncategorized > Encantos de Chicago ultrapassam a beleza imponente dos arranha-céus

Encantos de Chicago ultrapassam a beleza imponente dos arranha-céus

Encantos de Chicago ultrapassam a beleza imponente dos arranha-céus

Autor: Sara Campos Publicação: julho 16, 2013 Em: Vida & Estilo

Da vida noturna regada a jazz aos expressivos museus, a capital americana é marcada pelo dinamismo

Rio Chicago e arranha-céus

Passeio pelo rio Chicago emoldurado pelos prédios modernos é um dos atrativos da Cidade dos Ventos (Cesar Russ/Choose Chicago)

A terceira maior cidade dos Estados Unidos, Chicago já passou por períodos difíceis como um incêndio devastador em 1871. A cidade colheu bons frutos da tragédia: o incidente fez com que arquitetos, engenheiros e urbanistas apresentassem projetos inovadores para a reconstrução da região central, fato que a transformou em referência arquitetônica dos Estados Unidos. Uma das construções históricas que passaram pela reconstrução, a catedral Holy Name, foi reinaugurada em 1904. E possui traços da arquitetura gótica francesa.

Atualmente os prédios mais imponentes que compõe o skyline de Chicago possuem fortes traços da arquitetura contemporânea. Um dos períodos icônicos da cidade, a década de 1920, formou os famosos gângsteres, entre eles Al Capone, um dos vilões mais famosos do mundo que inspirou a clássica trilogia de O Poderoso Chefão.

Berço dos democratas, Chicago foi palco do início da carreira política de Barack Obama. Chamada de Cidade dos Ventos devido as correntes vindas do Polo Norte, Chicago tem estações do ano bem definidas. O inverno costuma ser bastante rigoroso e pode registrar – 10ºC. Quem opta por conhecê-la no tempo frio, pode patinar na pista de gelo do Millennium Park, principal parque da cidade, que funciona entre os meses de novembro e março.

Escultura de Anish Kapoor no Millenium Park, em Chicago

Escultura de Anish Kapoor, no Millenium Park (Cesar Russ/Choose Chicago)

Cultura pulsante

Também chamada de capital mundial do jazz, a Cidade dos Ventos abriga o maior festival do gênero do mundo, o Chicago Jazz Festival. Desde 1979, o festival tem apresentações gratuitas de grandes nomes do ritmo nos principais pontos da cidade. A influência no jazz e do blues fez com que a vida noturna da cidade se transformasse em referência nacional. Os pubs fervem especialmente na Lincoln Avenue, que concentra os melhores da cidade.

A vida cultural de Chicago não se resume a música: os aficionados por museus têm prato cheio no roteiro da cidade: com locais como o Art Institute of Chicago e o Field Museum of Natural History, que abriga diversos fósseis de dinossauros.

A intensa atividade industrial da capital de Illinois inspirou a construção do Museum of Science & Industry, que revela as diversas fases de desenvolvimento da ciência e da indústria. Os leitores assíduos podem se deliciar com grandes publicações do mercado editorial, o mais expressivo dos Estados Unidos, ou, se preferir, conhecer as bem estruturadas bibliotecas da cidade vinculadas à Universidade de Chicago, sempre com wi-fi grátis.

O ar cosmopolita de Chicago também invade a moda. Para fazer boas compras, há lojas para todos os públicos: a avenida mais famosa do setor, a Michigan Avenue, conta com as principais lojas de departamentos e shoppings centers. Já o quarteirão Magnificent Mile é ponto dos endinheirados que não abrem mão das grifes internacionais.

Para um olhar privilegiado da cidade, a dica é fazer um passeio de barco no rio Chicago, que corta o centro da cidade e permite um passeio agradável com belo cenário formado pelos arranha-céus. O Millennium Park , o principal parque da cidade, também é uma boa opção para apreciar Chicago ao ar livre. Além de uma pista de gelo durante o período de inverno e um festival de música durante o verão, é possível ver a imponente escultura de Anish Kapoor, a famosa Cloud Gate.

Apesar de ficar distante do mar, Chicago tem um atrativo que, apesar de artificial, é bem interessante: uma orla artificial em frente ao lago Michigan. O local atrai tribos de esportista da cidade que praticam cooper e ciclismo.

Se a ideia é ficar apenas como expectador, que tal assistir a uma partida do Chicago Bulls? O estádio do time, o United Center, sedia jogos importantes do campeonato nacional e tem venda de ingressos pela internet. A web também pode ajuda na programação de todo o roteiro de viagem. O site de promoção turística do destino, oChoose Chicago, tem diretório para reservas em hotéis e um aplicativo para tablets, onde é possível ter as principais informações da cidade sempre à mão e elaborar seu próprio itinerário.

Epoch Times publica em 35 países em 21 idiomas

Anúncios
Categorias:Uncategorized
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: