Página Inicial > Brasil, Brazil, Economia, Mercado Imobiliario, Vendas > Terreno e construção terão financiamento único – 17/6/2009

Terreno e construção terão financiamento único – 17/6/2009

Terreno e construção terão financiamento único – 17/6/2009

Fonte:Folha Online

A autorização para a compra de terreno pelas regras do programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal, só valerá para quem contratar junto um financiamento para a construção da casa própria –como a carta de crédito FGTS individual, que já é oferecida pela Caixa Econômica Federal.

A autorização para a compra do terreno poderá ser votada hoje no Senado e já foi aprovada pela Câmara dos Deputados. Para ser colocada em prática, será preciso a aprovação do presidente Lula e a regulamentação do Ministério das Cidades.

Segundo a secretária nacional da Habitação, Inês Magalhães, a exigência do financiamento para a construção será feita, pois só terá acesso à compra de terrenos quem realmente quer construir um imóvel. Por isso, de acordo com o projeto, eles terão que se comprometer a começar a construção em até seis meses.

Isso evitaria, por exemplo, a aquisição de lotes com juros baixos e prazos esticados de pagamento apenas para investimento. Em princípio, o programa do governo federal prevê subsídio para a compra de imóveis novos, de até R$ 130 mil, para quem ganha até R$ 4.650.

Se o projeto for aprovado, quem optar pela autoconstrução terá acesso às mesmas regras do Minha Casa, Minha Vida –como juros de 4,5% a 8,16% mais TR, de acordo com a renda, além de pagamento em até 30 anos.

Os benefícios

Pelo programa federal, o mutuário que perde o emprego pode ficar até 36 meses sem pagar a prestação. Outra vantagem é o seguro habitacional, que, por enquanto, é gratuito –e poderá passar a ser cobrado para quem tem mais de cinco salários mínimos, segundo Magalhães. Se aprovada, a cobrança será feita de acordo com a renda do mutuário.

As condições para a construção da casa própria, nesses casos, poderão ser feitas seguindo as mesmas regras da carta de crédito FGTS individual, oferecida atualmente pela Caixa. Nessa modalidade, é possível financiar até 100% da construção, no valor de até R$ 130 mil.

Com o projeto que está no Senado, o programa habitacional pode ter a inclusão de todos os municípios –que foi uma das reivindicações do Fórum Nacional de Secretários da Habitação, além da regularização de loteamentos públicos em Brasília. Antes, os municípios com menos de 50 mil habitantes não eram contemplados. No entanto, a votação do projeto poderá ser prejudicada devido às discussões da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Petrobras.

  1. deivid linderman
    outubro 24, 2009 às 6:38 pm

    gostaria de saber se como autonomo eu posso financiar um terreno te trinta mil reais aqui na minha cidade. Ganho aproximadamente oitocentos reais por mes, sou casado e tenho uma filha. Preciso de uma casa para minha família, como o financiamento da casa fica muito alto pensei em financiar primeiro o terreno.

  2. outubro 25, 2009 às 1:11 pm

    Deivid
    Hoje é muito mais simples você partir pra um financiamento de uma casa no Plano Minha Casa Minha Vida. Com sua renda pode se habilitar pra receber o máximo subsidio do Governo Federal pra Habitação, aproveite que sua renda é menor do que 3 salarios mínimos, se informe na sua prefeitura sobre os planos e projetos financiados como PMCMV.
    Qual sua cidade ? Parta direto pra moradia, esqueça esse negócio de comprar primeiro o terreno !!!
    abs

  3. novembro 16, 2009 às 6:30 pm

    Olá Jonas,
    Você poderia me ajudar. Eu estou com dúvidas sobre a compra de terreno e construção pelo plano minha casa minha vida, pois não sei se posso comprar terreno “regularizado”, apenas em bairros novos (loteamento) ou não ( antigo). Ou se apenas terrenos de empresas registradascomo construtoras no plano minha casa minha vida mas que vendem terreno. Pois em um loteamento o vendedor me disse que não poderia comprar e construir com o plano minha casa minha vida, já em outra ocasião em outro bairro tambêm novo, o vendedor me disse que poderia fazer isto. Agora não entendi o porquê. Fico grato desde já pelo espaço dedicado!! parabéns.

  4. novembro 17, 2009 às 9:37 am

    Dario
    Podendo ou não comprar terreno e construir, a tendência é que seja muito mais simples, prático, sem risco, barato, produtivo, comprar já o projeto que lhe entrega o imóvel pronto ! Como o juros e a abundância de crédito vão se tornar uma realidade, não faz sentido “competir” com os grandes agentes construtores que têm uma condição competitiva muito maior do que simplesmente vc se “virar” com o empreiteiro pra construir. Pense nisso, use seu tempo pra ganhar dinheiro em vez de construir sua casa. Deixe isso com quem tem mais facilidade. abs

  5. novembro 18, 2009 às 8:37 pm

    Está correto! muito obrigado pela dica, estarei procurando construtoras com impreendimentos por perto da região onde quero morar! Abs.

  6. Claudemir de Souza
    março 29, 2010 às 11:58 pm

    boa noite Jonas!!
    Bom estou a procura de um terreno? Localizei dois próximo minha casa. Nos valores de 80.000,00 e 90.000,00. Tenho de FGTS 40.000,00, porém não consigo financiar a compra do terreno e construção junto a caixa. A caixa não aceita o meu FGTS de entrada para financiar o terreno + a construção. Não sei o q faço não tenho nenhuma entrada. Gostaria de uma orientação junto a quem detem o conhecimento para q eu poça conciliar prestação terreno+ construção e aluguel. Abç …aguardo

  7. abril 2, 2010 às 10:53 am

    Qual região vc procura ?
    abs

  8. Cleiton Simoes
    agosto 28, 2010 às 7:34 pm

    Olá Jonas,

    Seguinte, eu trabalho e moro no Paraná, e quero comprar uma casa em Itatiba, SP, e fiquei curioso por saber deste tipo de financiamento do terreno e a construção junto, os terrenos que eu estou olhando esta na facha de 70 mil, qual e o proximo passo a se fazer quando eu estiver escolhido o terreno, pois tenho 25 mil guardado e 5 mil de fundo de garantia, será que a caixa, pelo seu conhecimento financiaria isso para mim???? obrigado…

  9. agosto 31, 2010 às 6:45 pm

    Por favor entre em contato com o Simoes, simoes@delfortefrema.com.br, ele conhece tudo de Itatiba.
    abs

  10. setembro 11, 2010 às 11:04 pm

    Minha dúvida é: Posso utilizar ou não meu FGTS para aquisição de um terreno e construção.
    O terreno custa 55.000 tenho 11.000 de FGTS e pretendo financiar o restante do terreno e comprar materia para construir. Abs, Agradeço desde de já.

  11. Alessandro
    outubro 15, 2010 às 10:39 am

    Bom dia Jonas.
    Tenho uma dúvida. Fiz uma simulação de financiamento no site da caixa para aquisição de terreno e construção. No início da simulação a pessoa informa o valor do imóvel, mas não distingue quanto é para compra do imóvel e quanto para construção, existe uma porcentagem para cada ou é o total para os dois. No meu caso fiz uma simulação para 90.000,00.
    Obrigado.

  1. junho 18, 2009 às 7:09 pm

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 3.981 outros seguidores

